Créditos: Mimosones DiaaDiaes
Após a ampla divulgação da Operação Black Friday, que apura desvio de mercadorias que seriam destinadas às vítimas de enchente, incluindo de Mimoso do Sul, vários moradores de Cachoeiro de Itapemirim começaram a devolver os produtos que haviam adquirido sem saber que eram provenientes de crimes.
Até o momento, segundo a Polícia Federal, foram recuperados 32 geladeiras, 23 fogões, 7 colchões e 83 lâmpadas, a maioria entregue por adquirentes de boa-fé na Delegacia da Polícia Federal na cidade.
A PF informou que várias pessoas se apresentaram voluntariamente para devolver os produtos, enquanto outras já entraram em contato e se comprometeram a fazer a devolução assim que possível.
Aqueles que adquiriram os produtos desviados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e os devolverem voluntariamente serão ouvidos pela Polícia Federal, mas não serão penalizados, reforçando a importância da colaboração da população.
A Operação Black Friday foi deflagrada na última terça-feira (2), visando um grupo suspeito de desviar donativos destinados às vítimas das enchentes que devastaram o sul do Espírito Santo. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio de valores.
As investigações, iniciadas em 20 de junho pela Delegacia de Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim, revelaram que os suspeitos subtraíram diversos itens armazenados na Conab.
As subtrações, que ocorreram nos dias 2, 8 e 16 de junho, foram lideradas por um empregado terceirizado da Conab, que, em conluio com outras três pessoas, retirou clandestinamente 49 geladeiras, 43 fogões, 8 cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal e outros materiais destinados às doações.
O restabelecimento dos donativos é um esforço conjunto entre a Polícia Federal e a Defesa Civil do Espírito Santo.