Créditos: MimosoNews/DiaaDiaes
Para quem está procurando mais conexão com o meio ambiente, vivenciar novas experiências de férias em contato com a natureza e a cultura local e, de quebra, aprender com comunidades tradicionais, Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul, em breve, serão as novas oportunidades.
Isso porque os dois municípios têm tudo para ganhar visibilidade com o turismo rural, conhecido como o turismo na modalidade café e cama, onde os visitantes se hospedam em residências familiares da população rural com serviços de café da manhã, na qual o possuidor da propriedade resida.
O secretário executivo da Confederação Estadual do Turismo no Espírito Santo (CET-ES), José Antonio Bof Buffon, apontou Cachoeiro e Mimoso como municípios que vão despontar nessa modalidade de turismo.
"Cachoeiro, do ponto de vista industrial, é um espetáculo e muito respeitado, tem grande potencial na parte rural mas precisa ser melhor aproveitado no agroturismo porque tem muita coisa lá, só não sei se o pessoal é mais acanhado e por isso não se apresenta nas feiras de agroturismo", disse.
Buffon acrescenta que já conversou com o Sebrae e a Federação de Agricultura e sugeriu que façam um programa de exploração de novas rotas. "Cachoeiro e Mimoso têm zona rural grande mas com poucas conexões no turismo rural. Poderiam ser potencializados e caberia um esforço das prefeituras, Fecomércio e Sebrae. Os donos de hospedagem podem investir em cama e café para o visitante. Isso é o começo do turismo na zona rural com as familias recebendo os turistas."
O secretário executivo esclarece que tudo isso é um processo e que as rotas turísticas precisam ser regulamentadas. "A lei exige fundamentação técnica, é necessário ouvir o município e se organizar para receber apoio financeiro."
Outro benefício da hospedagem familiar em zona rural é a oportunidade de renda por parte da população local. Desse modo, o turismo rural com foco específico na agricultura familiar é chamado de agroturismo e comprometido com a produção agropecuária
O plano de potencializar Cachoeiro e Mimoso em opções para o turismo rural ganhou visibilidade durante a cerimônia em que foi sancionada a Lei que institui a Política de Turismo Sustentável do Estado do Espírito Santo, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo e o Sistema Estadual de Turismo.
A assinatura por parte do governador Renato Casagrande transformou a data em um dia histórico para o desenvolvimento sustentável do Estado. A assinatura da Lei Geral de Turismo contou com a presença de vários atores do trade turístico de todo o Espírito Santo, no dia 28 de novembro de 2023.