
Créditos: MimosoNews
Alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pedro José Vieira, localizada na Rua Nazle Albut Acha no Centro de Mimoso do Sul convivem diariamente com uma infestação de pombos que ameaça a saúde de crianças e adolescentes. Os animais, que se concentram nas imediações da unidade, são vetores de doenças como criptococose e histoplasmose (infecções fúngicas respiratórias), além de salmonelose e ornitose (infecções bacterianas).
Moradores e profissionais da escola relatam mau cheiro constante e fezes acumuladas em áreas de circulação. Segundo a direção, os pombos encontram facilmente restos de alimentos no pátio, especialmente próximos aos espaços onde os alunos fazem refeições e brincam.
Diante da situação, a administração da escola encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Educação relatando o problema. Em resposta, a pasta reconheceu a gravidade, mas declarou não ter meios para realizar o controle da população de pombos. O órgão municipal informou ter repassado a demanda à Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que seja encontrada uma solução adequada.
"Em atendimento ao Ofício nº 14, de 04/09/2025, dessa instituição de ensino, informamos que não dispomos de um controle eficaz aos pombos que tem trazido os transtornos mencionados", diz a pasta.