
Créditos: MimosoNews/DiaaDiaes
O procedimento será padronizado nas sete praças do trecho capixaba da BR-101, do limite com a Bahia (Mucuri/BA) até Mimoso do Sul (ES).
Motociclistas que trafegarem pela BR-101 no Espírito Santo passarão a ser isentos do pagamento de pedágio.
A mudança integra o novo contrato da concessão e vem acompanhada de desconto para quem usa tag eletrônica e de um programa de tarifa progressiva para usuários frequentes.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o termo aditivo da concessão, assinado em 26/08/2025, prevê três benefícios imediatos ao usuário.
São eles: isenção para motocicletas, desconto básico de 5% para pagamentos com tag, e descontos progressivos ao usuário frequente (DUF) — calculados por praça conforme a recorrência de passagens.
Como será a passagem das motos
A concessionária Ecovias 101 informou que as motos terão acesso exclusivo, devidamente sinalizado, pelo lado direito das praças, na denominada Faixa Azul.
Essa sinalização indicará o trajeto correto para a passagem sem cobrança. O procedimento será padronizado nas sete praças do trecho capixaba da BR-101, do limite com a Bahia (Mucuri/BA) até Mimoso do Sul (ES).
Descontos com tag e para usuário frequente
– 5% de desconto: válido para todos que utilizarem tag eletrônica nas passagens (Desconto Básico de Tarifa – DBT).
– Desconto progressivo (DUF): varia conforme a frequência de uso em cada praça. De acordo com dados informados à reportagem, pode chegar a 1,77%; a aplicação e os percentuais exatos são definidos por praça e divulgados pela concessionária e ANTT.
Onde estão as praças de pedágio
No trecho BR-101/ES (administração Ecovias 101), são sete praças entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES):
Pedro Canário (km 1,187), São Mateus (km 85,8), Aracruz (km 171,615), Serra (km 241,745), Guarapari (km 320,611), Itapemirim (km 398,913) e Mimoso do Sul (km 451,921).
Obras e ampliação de capacidade
O novo contrato, válido até 2049, prevê R$ 10,3 bilhões em investimentos e 172,8 km de duplicações, além de faixas adicionais, contornos, marginais, passarelas e novos sistemas de monitoramento.
Segundo a ANTT, R$ 1,8 bilhão será aplicado nos três primeiros anos para obras prioritárias.
Contexto local
BR-101 no ES já tem trechos duplicados e, conforme dados divulgados, 116 km estão concluídos, restando 12 km do contrato original.
Com a repactuação, mais 172 km serão executados. A ANTT confirma o plano de 172,8 km de novas duplicações no aditivo.